18 de novembro de 2013

Fórum Fantástico: Dia 3

Imagem de Esperância (2006), curta
de Cláudio Jordão
A oitava edição do Fórum Fantástico terminou ontem ao fim do dia - mas não sem proporcionar ao público que esteve presente no auditório vários painéis, duas curtas metragens e uma prolongada sessão de autógrafos. Mas já chegaremos a esta; o terceiro dia de Fórum arrancou com um painel dedicado à publicação de ficção curta de autores nacionais em publicações internacionais, tanto em língua portuguesa como em inglês ou mesmo grego, e contou com a presença de quatro autores: João Ventura, João Ramalho Santos, João Rogaciano e Inês Montenegro estiveram em conversa animada sobre as suas diferentes histórias pessoais de publicação. Seguiu-se um momento já clássico da convenção: o painel de sugestões de livros, banda desenhada, jogos e, desta vez, também filmes, animado por mim, pelo João Barreiros e pelo Artur Coelho (logo publicarei a lista completa). A novidade foi um breve obituário para relembrar os vários autores e criadores da ficção científica desaparecidos este ano. E, antes do intervalo da tarde e da exibição da primeira curta do dia, houve espaço para o debate sobre o Audiovisual Nacional, que contou com os realizadores David Rebordão e Nuno Bernardo, de RPG e Collider respectivamente, e com Vasco Rosa e Diana Lima, produtores de um filme de zombies ainda por estrear: Sangue Frio. Foi uma pena que o debate - talvez o mais fraco painel de todo o evento - tenha incidido pouco sobre as características e a criatividade de cada obra, e mais sobre questões de apoios (ou de falta deles) à criação, mas também julgo que tal é sintomático do estado do audiovisual português.

A rematar esta primeira parte da tarde foi exibida Jogo Maldito, curta-metragem de David Rebordão que se passa em redor de um jogo de Scrabble que ganha a capacidade de realizar os desejos mais íntimos do protagonista, ainda que de forma literalmente irónica.

O final da tarde foi dedicado a um painel também já clássico do Fórum Fantástico: o da banda desenhada. Com moderação de João Lameiras, esta sessão contou com a presença de João Mascarenhas, autor de The Butterfly Chronicles; Ricardo Venâncio, autor de Hamuran, o Dourado; e com a equipa luso-argentina composta por Filipe Melo, Juan Cavia e Santiago Villa, autores da série Dog Mendonça e Pizzaboy, que concluíram no Fórum Fantástico a book tour do seu terceiro e último álbum. E que, apesar do visível cansaço, nem por isso deixaram de estar no átrio do auditório até às 21:30 a assinar e a ilustrar os seus livros, sempre com boa disposição.

Para encerrar as actividades do Fórum Fantástico 2013, foi exibida a curta-metragem de animação Esperânsia, de Cláudio Jordão - um trabalho anterior à (justamente) aclamadíssima Conto do Vento, mas nem por isso menos cativante. Com uma animação excepcional e emotiva, Esperânsia foi o final perfeito para uma excelente edição do Fórum Fantástico. 

Em 2014 haverá mais. 

4 comentários:

Loot disse...

Parecem ter sido três dias bem preenchidos. Vou ter de aguardar pelo do próximo ano. A curta passagem que fiz por lá não deu para ver nada, mas ao menos sempre deu para dois dedos de conversa o que também é bom.

E venha daí essa lista de sugestões :P

abraço

João Campos disse...

Foram três dias muito bons, de facto. E sim, deu para nos conhecermos (após tantos comentários) e para uma breve conversa. Para o ano haverá mais, certamente!

Abraço

André Pereira disse...

Odeio-me por ter perdido este último dia...
Mas olha lá, Sangue Frio passou para filme? Pensava que antes era uma série.

Muita pena ter perdido o painel das curtas e das comics...

João Campos disse...

Se percebi bem, André, passou de facto para filme.

A verdade é que não perdeste muito, sobretudo no painel de cinema (que foi doloroso de assistir). O painel de banda desenhada foi porreiro - com o Filipe Melo a coisa nunca falha - mas não foi tão memorável como aquele numa edição anterior com o Victor Mesquita...