2 de setembro de 2013

J. R. R. Tolkien (1892 - 1973)

Em 1954, um académico britânico de nome J. R. R. Tolkien publicou um livro que, para seu espanto e dos seus editores, mudaria para sempre a literatura fantástica: The Lord of the Rings. Iniciado mais de uma década antes como sequela a The Hobbit, um livro infantil que publicara com sucesso assinalável, The Lord of the Rings acabou por se tornar na sua obra-prima ao apresentar o vasto mundo secundário da Terra Média, de inspiração nas sagas escandinavas e em alguma literatura medieval, assente numa mitologia fascinante e com uma componente linguística inultrapassável no género. Quase seis décadas volvidas, e a história de Frodo, o hobbit, e o Anel do Poder, persiste na memória colectiva e na cultura popular - e projecta ainda uma vasta sombra sobre todo um género literário que não nasceu com o professor britânico, mas que a todos os níveis se modernizou e se desenvolveu com ele.

Sobre a sua Terra Média deixou inacabado a obra maior, The Silmarillion, editada postumamente pelo seu filho e executor literário, Christopher Tolkien (que desde então publicou vários escritos do pai, como The Children of Húrin). Mas a obra de Tolkien é mais vasta do que a (já de si vastíssima) Terra Média; The Legend of Sigurd and Gurdrún e The Fall of Arthur, publicadas nos últimos anos pelo seu filho, atestam o interesse do professor pela mitologia nórdica e pelas lendas arturianas. E ensaios notáveis, como Beowulf: The Monsters and the Critics, ou On Fairy Stories

The Lord of the Rings foi adaptado para o cinema por Peter Jackson em três filmes: The Fellowship of the Ring (2001), The Two Towers (2002) e The Return of the King (2003). A trilogia foi aclamada pela crítica e pelo público, tendo recebido inúmeros prémios (entre eles 17 Óscares da Academia) e renovado o interesse pela obra literária. Peter Jackson encontra-se de momento a adaptar The Hobbit para uma nova trilogia. O primeiro filme, An Unexpected Journey, estreou no ano passado. 

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em Bloemfontein, na África do Sul, a 3 de Janeiro de 1892. Católico devoto, esteve nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial - uma experiência que o marcaria para sempre. Faleceu a 2 de Setembro de 1973, aos 81 anos de idade.


Serve este breve - e extraordinariamente incompleto - apontamento de introdução a Setembro no Viagem a Andrómeda, mês dedicado a Tolkien por ocasião do 40º aniversário da sua morte. Ao longo de todo o mês, e na medida do possível, serão aqui publicados artigos de natureza diversa sobre a vida, a sua obra e o vasto legado que Tolkien deixou - na literatura e não só. 

Sem comentários: