26 de novembro de 2012

As sugestões do Fórum Fantástico

A pedido de várias famílias, seguem abaixo as sugestões que eu, o João Barreiros e o Artur Coelho deixámos na tarde de Sábado. As várias sugestões incluem referências online. A vermelho estão assinalados os livros que não recomendámos - ou melhor, que recomendámos evitar:

Artur Coelho:
Livros e BD:
Neste artigo, o Artur explica o que motivou estas escolhas, e deixa mais algumas que acabaram por ficar de fora da sessão.

João Barreiros:
Livros:


João Campos:
Livros:
Jogos:

Com um agradecimento especial ao Artur Coelho e ao João Barreiros pelo envio das suas listas de sugestões - e, claro, pela companhia naquela divertida sessão do Fórum Fantástico.

5 comentários:

Rita Santos disse...

Muchas gracias!

Anónimo disse...

Ola!
gostava de saber, se possivel, quais as razoes que levaram a sugerir que se evite o Stranger in a Strange Land do Heinlein.

João Campos disse...

FilmPuff, ora essa.

Anónimo,

como eu expliquei no Fórum Fantástico, "evitar" talvez não seja o verbo mais apropriado. Gosto muito de Heinlein - "The Moon Is a Harsh Mistress" e "Starship Troopers" são livros extraordinários, e "Time Enough for Love" divertiu-me imenso. "Stranger in a Strange Land", porém, não conseguiu entreter-me para lá do quinto capítulo. Tem aspectos muito bons - os primeiros capítulos, alguns momentos do Jubal Harshaw -, mas no geral o livro pareceu-me vago, maçador e mesmo pretensioso em alguns momentos. Como protagonista, Michael Valentine Smith não é especialmente interessante; e a narrativa em si pareceu-me estar, como diria um amigo, "all over the place". Isto, claro, é uma opinião pessoal - entendo que "Stranger in a Strange Land" tenha sido importante no seu tempo, e sei que há imensa gente que o tem como um dos seus livros preferidos - o que está muito bem. A mim, contudo, disse-me muito pouco, e pareceu-me fraco comparado com outros trabalhos do autor de que gostei muito.

Morrighan disse...

Destes livros ainda só li o The Passage e o The Last Wish. Sem dúvida obras muito boas.

Obrigada pela partilha de sugestões.

Abraço,
Sofia Teixeira

João Campos disse...

Eu na lista do Artur e do João não li ainda nada. Na minha, estou agora a ler o "The Last Wish" (a recomendação foi no contexto do jogo "The Witcher").

Ora essa, nada a agradecer, Sofia :)

João