23 de junho de 2014

Número 16 da revista Bang! já disponível

Não será novidade para os mais atentos, mas fica o apontamento: já se encontra disponível nas lojas Fnac de todo o país o número 16 da Revista Bang!, editada pela Saída de Emergência - e que, para além dos seus vários artigos (já lá chego), merece destaque pela tradução de Luís Santos a um dos mais memoráveis contos da ficção científica recente: Imersão, do original Immersion, de Aliette de Bodard - que, como não podia deixar de ser, é leitura mais do que recomendada para quem ainda não tiver lido o original. 

Nos artigos, sublinhe-se as continuações/conclusões de As Cidades na Ficção Científica, de João Rosmaninho, e de As Agruras da Colecção Argonauta, de Luís Filipe Silva. João Lameiras destaca em O Regresso do Transperceneige a banda desenhada de culto de Jacques Lob e Jean-Marc Rochette, recentemente adaptada para o cinema no filme Snowpiercer; António Monteiro, em Feitiços e Terrores, fala sobre a vida e a obra de Robert E. Howard; Artur Coelho recupera a sua apresentação no workshop educativo "Visões de Utopia"; e Safaa Dib explora a fantasia épica contemporânea em dois artigos - o primeiro sobre os contos de Dunk & Egg, de George R. R. Martin, e o segundo sobre Brandon Sanderson, cujo primeiro romance da série Mistborn foi editado em Portugal (pela própria Saída de Emergência) com o título O Império Final, tradução de Jorge Candeias e uma capa magnífica de Luís Melo - cuja ilustração serve também de capa a esta edição da Bang!

No resto, há ficção, notícias, e três artigos cá da casa: uma crítica ao filme Under the Skin, de Jonathan Glazer; outra ao romance The Forever War, de Joe Haldeman, a propósito da reedição recente da Leya com o título A Guerra Eterna e tradução nova de João Barreiros; e uma pequena entrevista a Brandon Sanderson. 

Sem comentários: