31 de janeiro de 2013

Duncan Jones vai realizar o filme de World of Warcraft

Parece que World of Warcraft sempre vai conhecer uma adaptação cinematográfica - algo que todos os gamers julgavam nunca ter passado o estatuto de "rumor". E o realizador do projecto será Duncan Jones, que nos últimos anos realizou filmes como Moon e Source Code. A financiar o projecto está a Warner Brothers, que, pelos vistos, quer Johnny Depp como estrela maior do filme. 

Que a história de World of Warcraft - e de toda a série Warcraft - tem potencial para servir de base a uma sólida série de filmes de fantasia épica, disso não duvido. O universo ficcional que a Blizzard criou em meados da década de 90 foi buscar muitas das suas ideias à Terra Média de Tolkien, mas deu-lhes vários twists muito interessantes, uma mão-cheia de personagens muito bem desenvolvidas (assim de repente, ocorre-me Sylvanas Windrunner e o Tyrion Fordring original) e um worldbuilding especialmente bom - com os Titãs (e Sargeras), os Deuses Antigos e os Aspectos. Há anos, comprei e li com gosto várias histórias de Warcraft, onde destacaria a excelente noveleta de Chris Metzen*, Of Blood and Honor, e a forma fantástica como Jeff Grubb recriou nas páginas do livro The Last Guardian um dos mais fascinantes cenários do jogo: Karazhan. Isto, claro, sem contar com a história original de Thyrande, Malfurion e Illidan, com o coming of age de Thrall ou mesmo com a história de Aegwynn. Dito de outra forma: há imensas histórias que podem ser contadas num filme de World of Warcraft; resta saber se Duncan Jones e a Warner Bros. irão optar por contar bem uma história muito concreta e já conhecida, uma salada de frutas mais frustrante que uma sessão de daily quests, ou mesmo contar uma história nova para fazer a ponte para uma nova expansão ou para um World of Warcraft 2.0.  

Há ainda, claro, a questão do timing - produzir o filme de World of Warcraft numa altura em que o jogo, já com a caminhar para o nono aniversário, começa a dar sinais de desgaste. Talvez o projecto faça parte de uma tentativa de revigorar a série, ou de a lançar num novo rumo - ou mesmo, quem sabe, de lhe dar uma conclusão em grande. De qualquer forma, será certamente interessante ver no grande ecrã todo aquele universo de sword and sorcery with a dash of gunpowder and steampunk.

Fonte: io9

*Chris Metzen é vice-presidente de desenvolvimento de narrativas e franchises da Blizzard, e responsável pelos enredos de Starcraft, Warcraft e Diablo

Sem comentários: