24 de agosto de 2012

Orson Scott Card (1951 - )

Orson Scott Card entrou para a história da ficção científica ao vencer os Prémios Hugo e Nébula na categoria de "Best Novel" em dois anos consecutivos, com Ender's Game (1985) e Speaker For the Dead (1986). Com Ender's Game e a ramificação Ender's Shadow, Card deu início a uma vasta série de ficção científica que conta já com onze livros publicados, doze contos e várias bandas desenhadas. 

A adaptação cinematográfica de Ender's Game estreará no Outono de 2013. Card foi um dos produtores executivos do filme, realizado por Gavin Hood, que conta com actores como Asa Butterfield, Harrison Ford, Viola Davis, Ben Kingsley e Hailee Steinfeld, entre outros.

Na sua carreira literária, Orson Scott Card também tem obra publicada noutros géneros do Fantástico, para além de narrativas bíblicas, peças de teatro e poesia. Membro activo da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, Card é também conhecido pelas suas posições contra o casamento homossexual.

Orson Scott Card nasceu em Richland, no estado de Washington (Estados Unidos) em 1951. Actualmente vive em Greensboro, Carolina do Norte, e celebra hoje 61 anos. 

Sem comentários: