10 de agosto de 2012

NPR: Os 100 melhores livros "teen"

À semelhança da votação online e da subsequente lista dos melhores livros de ficção científica e fantasia do Verão passado, a National Public Radio (NPR) voltou a organizar uma votação online este ano, desta vez dedicada à literatura "teen" [sic]. Sem grande surpresa, o Fantástico domina os lugares cimeiros da lista, e nos 20 primeiros lugares podemos encontrar séries como Harry Potter, The Hunger Games, The Lord of the Rings (vou sempre contestar esta), The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (idem), His Dark Materials e Divergent (entre outras que não identifiquei como pertencendo ao Fantástico, certamente). Encontrei também algumas surpresas - nunca me passaria pela cabeça que Farenheit 451 ou Flowers for Algernon eram considerados  livros "teen". 

A título pessoal, e fora do fantástico, vejo com satisfação um dos "livros da minha vida" (passe o terrível cliché) - The Catcher in the Rye, de J. D. Salinger - em sexto lugar. É bom que Holden Caulfield não seja esquecido, por mais que o tentem censurar.

Fonte: NPR

2 comentários:

Alexandra Rolo disse...

A noção que algumas têm de leitura teen é fantástica xD

joão campos disse...

Alexandra,

diria que é mesmo um equívoco. Como se não bastasse já a confusão de géneros e sub-géneros e ramificações dos sub-géneros...