28 de agosto de 2012

Mass Effect 3: Leviathan DLC: Too little, too late

A BioWare disponibiliza hoje o primeiro DLC single-player pago para Mass Effect 3. Intitulado Leviathan, este DLC - aparentemente, da mesma dimensão de Lair of the Shadow Broker de Mass Effect 2 - introduz uma nova missão que permitirá a Shepard descobrir mais sobre as motivações dos Reapers e ganhar um invulgar aliado no combate pela Terra. Abaixo, o trailer:



É um bom trailer (como, de resto, os anteriores), mas, nesta altura do campeonato, é too little, too late. Bem ou mal, Mass Effect 3 encerra definitivamente a história iniciada em Mass Effect em 2007; acrescentar mais coisas na história a este ponto é um tanto ou quanto inconsequente pois para os jogadores a verdadeira história já acabou. É certo que a BioWare diz que Leviathan disponibliza mais um "War Asset" e acrescenta algo ao final, mas, com franqueza: durante quanto tempo vai a BioWare acrescentar coisas ao final sem perceber por que motivo o final é mau (independentemente do Extended Cut, que não salva coisa alguma). Mais: qual é o interesse de Leviathan dar um "War Asset" para a campanha single-player quando todos já sabemos que os "War Asset"s acabam por servir para nada? Poderia (eventualmente) ser interessante termos alguns DLC a contar o que se passou após a batalha na Terra e a morte de Shepard, mas dado o disparatado final, mesmo isso seria algo forçado.

Naturalmente, o DLC é pago mas não é obrigatório - só compra quem quer. No entanto, não deixa de ser curioso ver a BioWare a tentar salvar algo que só teria salvação se fosse reconstruído desde o início. 

Sem comentários: