9 de junho de 2012

Joe Haldeman (1943 - )

É impossível falarmos do tema da guerra na ficção científica sem referirmos Joe Haldeman - que, em 1974, transpôs a sua experiência na guerra do Vietname (na qual foi ferido) para o épico espacial The Forever War, uma obra a todos os níveis notável, vencedora dos prémios Hugo e Locus em 1976 e hoje um clássico da ficção científica. Haldeman expandiu mais tarde o universo estabelecido em The Forever War com as sequelas Forever Peace (1997) e Forever Free (1999), assim como alguns contos, como A Separate War, publicado em 1999 na antologia Far Horizons de Robert Silverberg, e Forever Bound, publicado em 2010 na antologia Warriors 1, de George R. R. Martin e Gardner Dozois. 

Haldeman, contudo, tem uma carreira literária bem mais vasta que o mundo fascinante de The Forever War, tendo publicado ao longo dos anos vários livros e contos de ficção científica, que lhe valeram vários prémios, assim como dois livros do universo de Star Trek. Também editou algumas antologias de contos, sobretudo de índole militar. 

Está prevista uma adaptação cinematográfica de The Forever War realizada por Ridley Scott.

Para além da escrita de ficção científica, Joe Haldeman dedica-se também à pintura, e dá aulas no MIT. Nasceu em 1943 em Oklahoma City e celebra hoje 69 anos. 

Sem comentários: