14 de abril de 2012

Ainda a Foundation

O Artur Coelho fala de Foundation neste post - e descreve muito bem o que torna este clássico de Asimov numa obra tão importante na ficção científica, e tão relevante mesmo nos dias que correm (falei sobre o livro aqui). A série no seu todo - os sete livros directamente ligados à psicohistória de Hari Seldon, pois o universo Foundation acabou por ser enquadrado nas séries Robot e Gallactic Empire - mantém, em termos gerais, um nível bastante elevado, ainda que a sua grande força resida na trilogia original, composta por Foundation, Foundation and Empire e Second Foundation. A história do Mule e da enigmática Segunda Fundação estão mesmo muito bem conseguidas, e constituem de facto um magnífico trabalho de Asimov, tanto na sua construção de um Império Galáctico em declínio, como nas suas componentes históricas e sociológicas (é interessante a importância dada ao individualismo mesmo no contexto da psicohistória) - e mesmo nos aspectos formais, como o estilo e a estrutura narrativa - da própria trilogia.

Os dois livros que se seguem - Foundation's Edge e Foundation and Earth - dão continuidade à narrativa de forma ligeiramente diferente, e levam-na até uma conclusão ambígua, mas lógica, se considerarmos o grande universo de Foundation desde I, Robot. As duas prequelas - Prelude to Foundation e Forward the Foundation - são bastante interessantes na medida em que narram a história de Hari Seldon e mostram todos os processos que acabaram por dar origem à sua grande teoria da psicohistória, e subsequente estabelecimento da Fundação. É certo que nem as duas sequelas nem as duas prequelas têm a força narrativa da trilogia original, mas continuam a ser muito interessantes, e enriquecem todo o universo criado por Asimov.

A imagem acima tem os sete livros da série Foundation editados pela Bantam Spectra em formato paperback. A imagem foi retirada do blogue actuality.log. A minha colecção é igual (faltam-me, porém, os elefantes). Só lamento que as séries Robot e Gallactic Empire não estejam também disponíveis exactamente no mesmo formato. 

Sem comentários: