11 de março de 2012

Douglas Adams (1952 - 2001)

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy dispensará certamente apresentações: a história do livro mais famoso da Galáxia e da odisseia espacial de Arthur Dent e Ford Prefect após a destruição da Terra por uma raça de resmas alienígenas e burocráticas devido à necessidade de construção de uma auto-estrada espacial é - desculpem a frase longa - uma das mais brilhantes e famosas paródias que a ficção científica conheceu. Originalmente concebida - e transmitida - para rádio - a história de The Hitchhiker's Guide to the Galaxy chegou a livro e deu origem a uma série, uma "trilogia de cinco" volumes. Ao longo da sua multifacetada carreira, Douglas Adams escreveu também os três livros da série Dirk Gently, colaborou com os Monty Python, participou em programas de rádio, desenvolveu videojogos, escreveu para séries televisivas (Doctor Who), entre muitas outras actividades.

Diria que, a par de Terry Pratchett, mostrou da melhor forma como o fantástico e o humor (britânico) podem ser uma combinação formidável.

Douglas Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, em 1952, e faleceu em 2001, aos 49 anos. Se fosse vivo, o criador de Marvin the Paranoid Android faria hoje 60 anos, e certamente continuaria a proporcionar muitas gargalhadas.

Sem comentários: