17 de março de 2012

A Dance With Dragons: Qual a verdadeira identidade de Young Griff?

Uma das coisas mais interessantes da série A Song of Ice and Fire, de George R.R. Martin, é a comunidade de "fãs" (não gosto muito do termo) que se formou com o passar dos anos, e os intensos debates e teorias que se geram em alguns fóruns da Internet. Por exemplo, aqui. É certo que muitas teorias sobre os futuros desenvolvimentos da série são absurdas, para dizer o mínimo, mas há muita gente que durante as leituras e releituras encontra detalhes com significados e interpretações muito curiosos e, frequentemente, muito inteligentes. Quem leu os livros sabe que são ricos em pormenores e foreshadowing, e hoje deparei-me com um que tem especial interesse. Deixo já o alerta para spoilers: quem não leu o mais recente livro da série, A Dance With Dragons, deve evitar ler o que se segue, ou seguir esta hiperligação. Feito o aviso, aqui vamos:


Uma das personagens introduzidas em A Dance With Dragons é Young Griff, que se vem a saber ser o filho de Rhaegar Targaryen, que sobreviveu ao massacre de King's Landing. Naturalmente, o aparecimento de uma personagem desta importância - falamos do herdeiro directo da casa Targaryen ao trono de Westeros - apenas ao quinto livro levantou uma enorme onde de especulação. Suspeita-se de que possa não ser de facto o filho de Rhaegar - aparentemente assassinado por Gregor Clegane - mas um impostor criado por Varys e Illyrio (o mummer's dragon a que alude uma das profecias de Daenerys na House of the Undying). Mas também há quem defenda que Young Griff é, de facto, um Targaryen, mas da linha Blackfyre (esmagada em duas rebeliões anteriores à narrativa que tem início em A Game of Thrones, e sobre as quais se pode saber um pouco mais nas histórias de Dunk e Egg). Nos fóruns do site Westeros.org deparei-me com uma ligação para este site, onde encontrei uma referência muito interessante, em A Feast for Crows, que é facilmente lida como apenas uma curiosidade sobre a história de Westeros e as rebeliões de Blackfyre. Esta referência tem lugar no sétimo capítulo da Brienne, quando ela viaja pelas Riverlands com o Septon Maribald e este explica a história do "Old Inn":

"...He forged a new sign for the yard, a three-headed dragon of black iron that he hung from a wooden post. The beast was so big it had to be made in a dozen pieces, joined with rope and wire. When the wind blew it would clank and clatter, so the inn became known far and wide as the Clanking Dragon."
"Is the dragon sign still there?" asked Podrick.
"No," said Septon Meribald. "When the smith's son was an old man, a bastard son of the fourth Aegon rose up in rebellion against his trueborn brother and took for his sigil a black dragon. These lands belonged to Lord Darry then, and his lordship was fiercely loyal to the king. The sign of the black iron dragon made him wroth, so he cut down the post, hacked the sign to pieces, and cast them into the river. One of the dragon's heads washed up on the Quiet Isle many years later, though by that time it was red with rust."

É claro que esta passagem pode, de facto, não ser mais do que uma mera curiosidade sobre a história daquele lugar, e mais um pormenor do tempo das rebeliões de Blackfyre. No entanto, deu origem a esta interessante teoria a propósito de Young Griff:

Enquanto os Targaryens tinham no seu escudo de armas um dragão vermelho, os Blackfyre adoptaram um dragão negro (um pouco como, noutra escala, fez o Brynden "Blackfish" Tully). Após a derrota dos Blackfyre nas duas rebeliões, os sobreviventes daquela casa e respectivos apoiantes deixaram Westeros e exilaram-se do outro lado do Narrow Sea. Esta passagem pode ser um presságio do regresso da casa Blackfyre - uma das "cabeças do dragão" acabou por aparecer em Westeros, mas ao invés de ser preta, estava vermelha da ferrugem. Tal como Young Griff - na verdade, um herdeiro da casa Blackfyre - reapareceu disfarçado do herdeiro da casa Targaryen. Dito assim pode parecer rebuscado, mas não deixa de ser um detalhe interessante, e algo a considerar enquanto Martin não publica o próximo livro, The Winds of Winter

Sem comentários: