3 de julho de 2014

This happening world (18)

Shadows Beneath é o título da antologia de ficção do podcast premiado "Writing Excuses", de Brandon Sanderson, Dan Wells, Mary Robinette Kowal e Howard Tayler. O podcast, como se sabe, é dedicado aos vários aspectos de escrita criativa de ficção fantástica; e a sua antologia, como não podia deixar de ser, reflecte essa vertente, contendo um conto de cada um dos autores acompanhado do rascunho original,de vários comentários críticos que o levaram daquela versão inicial à versão final que o leitor pode ler, e muitas outras informações. É um conceito sem dúvida muito interessante, que Brandon Sanderson explica com maior detalhe na sua página pessoal, e onde são ainda apresentados os contos de cada autor: I.E.Demon, de Dan Wells, A Fire in the Heavens, de Mary Robinette Kowal, An Honest Death, de Howard Tayler, e Sixth of the Dusk, de Brandon Sanderson. 

How does a 'terrible' movie make $300 million in three days? A pergunta é de Ben Kuchera e de Chris Plante no Polygon, e refere-se, como é evidente, a Transformers: Age of Extinction, a mais recente entrada da franchise multimilionária de Michael Bay. Os números falam por si: no fim-de-semana de estreia, Age of Extinction arrecadou 100 milhões de dólares na bilheteira norte-americana e 200 milhões em 37 mercados internacionais - merecendo destaque o chinês, responsável por 92 milhões de dólares. E isto, recorde-se, foi apenas o primeiro fim-de-semana de exibição. A análise de Kuchera e de Plante revela-se especialmente pertinente na referência ao abismo entre crítica e bilheteira e nos vários elementos que têm contribuído para que Bay continue a somar sucessos com esta série. 

Na Kirkus Reviews, Andrew Liptak (do SF Signal) dedica a sua coluna semanal a Larry Niven e ao seu universo ficcional Known Space, desenvolvido originalmente com contos publicados em revistas e antologias, mais tarde compilados em colectâneas, e por fim partilhado com outros autores. Liptak traça o percurso de Niven ao longo das histórias que foi publicando nos anos 60 sobretudo nas revistas editadas por Frederik Pohl, e dá, como não podia deixar de ser, grande destaque a Ringworld - um clássico incontornável da hard science fiction e porventura o mais célebre livro da vasta bibliografia de Niven.

Quão assustador é Alien: Isolation? Um grupo de jornalistas, editores e apresentadores do IGN teve acesso a uma demonstração do jogo em desenvolvimento pela The Creative Assembly - e o resultado foi apresentado num vídeo que mostra um jogo atmosférico e tenso (ver abaixo). Entretanto, Will Dunn da Stuff testou o jogo na consola e no Oculus Rift, e compara ambas as experiências. 

2 comentários:

Artur Coelho disse...

How does a 'terrible' movie make $300 million in three days? resposta rápida: pré-adolescentes em férias?

João Campos disse...

Não pode ser só isso. O último "Transformers" passou a fasquia dos mil milhões de dólares em bilheteira. O fenómeno é um pouco mais complexo.