28 de julho de 2014

Comandante Serralves em destaque no SciFi LX 2014

Depois da apresentação no Porto no Central Comics Fest, o projecto Comandante Serralves foi apresentado em Lisboa, na convenção Sci-Fi LX 2014, que decorreu no passado fim-de-semana nas instalações do Instituto Superior Técnico em Lisboa. O projecto, promovido pela Imaginauta, consiste num universo ficcional partilhado de contornos space opera que explora o que se seguiu a uma invasão alienígena na Terra, e à vitória da raça humana - com a divisão entre o carácter uniformizador da Aliança e o individualismo dos rebeldes separatistas, entre os quais figura o protagonista. Serralves é apresentado como um anti-herói de traços pulp, possuindo tecnologia roubada aos alienígenas e muitos truques na manga.

Numa primeira fase, este projecto será materializado na edição do livro Comandante Serralves - Despojos de Guerra, uma edição de autor prevista para Setembro que incluirá sete contos escritos por seis autores diferentes, com o contributo de cada um a influenciar os restantes, dado origem a um todo que se pretende mais coeso do que outros mundos partilhados. Carlos Silva (Métodos de Evasão e Despojos de Guerra), Vítor Frazão (Sinais), Inês Montenegro (Dogson), Ana Ferreira (Das Eigentum), Joel Puga (A Guerra Esquecida) e Rui Leite (Static Falls) são os autores dos sete contos, que exploram diferentes facetas e premissas neste universo futurista. 

Na apresentação, que contou com a presença de Carlos Silva, Vítor Frazão, Inês Montenegro e Rui Leite, os autores deixaram bem vincado o carácter colectivo e deste universo ficcional, aberto a quem quiser dar o seu contributo - sem se restringir à sua componente literária. Ilustração, gaming e até música também serão vertentes a explorar. Para já, porém, aguarda-se o lançamento de Despojos de Guerra, uma muito bem-vinda entrada na ficção científica nacional.

Sem comentários: