31 de março de 2014

Ian McDonald (1960 - )

No que à ficção científica contemporânea diz respeito, poucas vozes se revelam em simultâneo tão originais e tão arrojadas como a de Ian McDonald, escritor inglês radicado na Irlanda no Norte aos cinco anos de idade, e que se estreou como escritor em 1982 com um conto intitulado The Island of the Dead, publicado na Extro, uma revista irlandesa de ficção científica. Esse seria o início da sua carreira enquanto contista; seis anos mais tarde, em 1988, estrear-se-ia como romancista com o extraordinário Desolation Road, um romance futurista que combina um Marte terraformado e em processo de colonização com um realismo mágico mais próximo da literatura sul-americana do que da ficção de género, e com uma prosa notável pela sua fluidez e pelo seu carácter evocativo. 

A ficção científica de Ian McDonald tornou-se distintiva pela forma como transporta as convenções e as ideias do género para cenários pouco explorados ao longo dos anos (mesmo o Marte de Desolation Road e da sua sequela de 2001, Ares Express, é substancialmente diferente do Marte de muita ficção científica - e bem mais bradburyano). A trilogia temática composta pelos aclamados River of Gods (2004), Brasyl (2007) e The Dervish House (2010) será disso o exemplo perfeito, ao desenvolver histórias intricadas em versões futuras da Índia, do Brasil e da Turquia, respectivamente. Tal como a série Chaga (composta pelos romances Chaga e Kirinya, de 1995 e 1997, e o conto Tendeléo's Story, de 2000), situada numa África futura após uma invasão alienígena. A sua vasta bibliografia inclui, entre dezenas de contos, os romances Towards Kilimanjaro (1990), King of Morning, Queen of Day (1991) e Necroville (1994), assim como várias colectâneas de ficção curta (entre as quais merece destaque Cyberabad Days, de 2009, com contos relacionados com River of Gods). 

Actualmente, encontra-se a trabalhar em Everness, uma série de cinco livros de ficção científica (teslapunk, segundo o próprio) para um público young adult, da qual três livros já foram publicados: Planesrunner (2012), Be My Enemy (2013) e Empress of the Sun (2014). E está ainda a desenvolver um díptico de ficção científica intitulado Luna, com uma trama passada numa Lua colonizada. 

Ian McDonald nasceu em Manchester, no Reino Unido, em 1960. Celebra hoje o seu 54º aniversário.

2 comentários:

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

«Brasyl» é de 2007, e não de 2997... FC sim, mas não tanto! ;-)

João Campos disse...

Obrigado pelo reparo, caro Octávio. Está corrigido.