27 de fevereiro de 2014

This happening world (4)

"Repent, Harlequin!" Said the Ticktockman, de Harlan Ellison, poderá ser adaptado para filme por J. Michael Straczynski. A notícia foi avançada pelo portal Deadline na semana passada e republicada em praticamente todos os meios online ligados à ficção científica - ou não fosse este conto de 1965 uma das mais extraordinárias peças de ficção curta do género, escrito por um dos seus maiores talentos. O conto é uma distopia descrita de forma tão sucinta como fascinante: uma sociedade futura regida de forma tão rigorosa como irredutível pelo relógio. Com a pontualidade a ser elevada a lei, o atraso torna-se num crime - e cabe ao Ticktockman punir quem provoca atrasos. E será precisamente esse o papel do misterioso "Harlequin"... De acordo com a peça original, Straczynski - mais conhecido pela criação da série televisiva de culto Babylon 5 - terá apresentado a Ellison um guião completo, restando agora encontrar produtor e realizador. E os primeiros nomes sugeridos foram os de Peter Jackson e Guillermo Del Toro (dada a natureza do conto, é possível que o mexicano fosse uma excelente escolha). (via io9)

O arquivo completo da revista Starlog pode agora ser consultado online. A iniciativa partiu do Internet Archive. Mais ligada ao cinema e à televisão do que outras revistas mais populares dentro do género - o primeiro número, a título de exemplo, deu destaque a Star Trek e a Space: 1999 -, a Starlog foi criada por Kerry O'Quinn e Norman Jacobs em 1976, com a sua primeira edição a ser lançada em Agosto desse ano; 224 números depois, a publicação desta revista chegaria ao fim em Abril de 2009. Agora, estas mais de duas centenas de edições que abrangem mais de 30 anos podem ser descarregadas gratuitamente no Internet Archive. (via io9)

EVE: The Most Thrilling Boring Game in the Universe: Apesar de nunca ter entrado no universo virtual de EVE, o simulador espacial massively multiplayer online da CCP Games que já conta com mais de uma década, já aqui referi o jogo em várias ocasiões - a propósito da sua sandbox única e das vastas batalhas espaciais que se desenrolam no seu universo partilhado. No Polygon, a jornalista Tracey Lien assina um artigo excepcional (o elogio não surge por acaso: a peça é um exemplo perfeito de jornalismo de qualidade) sobre a vertente humana que, na prática, criou e deu forma a este autêntico fenómeno dos videojogos online. Alianças e corporações, pactos e traições - Lien falou com algumas das mais proeminentes figuras dentro de EVE para pintar um retrato fascinante sobre a história e o funcionamento, tanto online como offline, de um jogo que ao longo de uma década conquistou um nicho muito fiel de jogadores em todo o mundo. 

Sem comentários: