5 de janeiro de 2014

Hayao Miyazaki (1941 - )

Falar de do cinema de animação japonesa contemporâneo é falar de um dos seus maiores mestres Hayao Miyazaki. Realizador, produtor, animador, ilustrador e argumentista, Miyazaki assinou alguns dos maiores sucessos da animação japonesa tanto no arquipélago como internacionalmente; e assinou não só alguns dos melhores filmes de animação jamais feitos, como também algumas das mais complexas e fascinantes histórias de fantasia que o cinema conheceu nas últimas três décadas. A sua longa carreira de 50 anos começou em 1963 na Toei Animation, onde trabalhou em várias produções deste estúdio; e em 1979, viu estrear o primeiro filme por si realizado, Lupin III: The Castle of Caligostro. Mas foi em 1984 que se tornou numa referência ao escrever o argumento e realizar Nausicaä of the Valley of the Wind, adaptando para animação a banda desenhada da sua autoria que à época era publicada na revista "Animage". 

O sucesso de Nausicaä serviu de base para que no ano seguinte Miyazaki fundasse, com Isao Takahata, a Studio Ghibli, que cedo se viria a tornar numa das maiores e mais aclamadas produtoras de animação japonesa. Castle in the Sky (1986), My Neighbour Totoro (1988), Kiki's Delivery Service (1989) e Porco Rosso (1991) foram alguns dos filmes que realizou entre a fundação da Studio Ghibli e o ano de 1997, data da estreia de um dos seus maiores sucessos: Princess Mononoke, uma fascinante aventura de fantasia de carácter histórico e com uma forte componente ecologista - tema aliás recorrente na filmografia de Miyazaki desde Nausicaä. Princess Mononoke conheceu um tremendo sucesso nacional e internacional, apenas ultrapassado quatro anos mais tarde pelo seu próximo filme, Spirited Away - o filme mais bem sucedido de sempre no mercado japonês, e vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação em 2002. Howl's Moving Castle (2004) e Ponyo (2008) foram dois dos mais relevantes filmes que realizou desde então; após a estreia do seu mais recente trabalho, The Wind Rises (2013), o realizador anunciou (uma vez mais) a sua reforma.

Hayao Miyazaki nasceu em Bunkyō, Tóquio, e celebra hoje o seu 73º aniversário.

2 comentários:

Fyredrake disse...

Adoro Miyazaki. Irrita-me que o classifiquem de infantil. O facto de a maioria das suas personagens serem crianças ou adolescentes não retira profundidade à sua obra, pelo contrário, faz-nos recordar quando víamos o mundo sob uma perspectiva menos cínica. Cria mundos fantásticos e credíveis. Fiquei fisgada nele ao ver a série Conan na tv.

João Campos disse...

A classificação de "infantil" não é exclusiva à obra de Miyazaki - a animação em geral, tal como a banda desenhada, sofre o mesmo preconceito (porque é de preconceito que falamos).

Pessoalmente, descobri Miyazaki mais tarde, mas cativou-me à primeira (com "Nausicaä). Excelentes mundos, excelentes personagens, abordagens excepcionais. A forma como em "Princess Mononoke" pega num tema clássico e lhe dá a volta para o tornar ambíguo e não-moralista é a todos os níveis genial.