13 de janeiro de 2014

Game of Thrones: Trailer da quarta temporada

A terceira temporada de Game of Thrones acabou em nota alta, na sequência do polémico e brutal (ainda que um tanto ou quanto enfraquecido por algumas opções narrativas tomadas no contexto da adaptação) Red Wedding - e a quarta, com estreia marcada para 6 de Abril*, promete continuar a seguir as passagens de A Storm of Swords, o terceiro livro da série A Song of Ice of Fire de George R. R. Martin. O primeiro trailer foi divulgado hoje - e quem leu os livros decerto terá reconhecido vários momentos da história e várias personagens que serão introduzidas nesta nova temporada. Destas, destaca-se naturalmente Oberyn Martell, príncipe de Dorne e conhecido como Red Viper, num combate que, se for bem adaptado para o pequeno ecrã, será sem dúvida memorável. 

Abaixo, o trailer. 


*Data da estreia nos Estados Unidos. Tanto quanto sei, o SyFy Portugal ainda não anunciou data de estreia da quarta temporada em Portugal. 

2 comentários:

fyredrake disse...

Gostei mais da adaptação da 1ª temporada. Ultimamente, os argumentistas tem atropelado a história, sobretudo no tratamento das personagens. E que ideia foi essa de dividir o 3º livro em duas temporadas? Bem, tendo em conta o que aí vem, se calhar teria sido demasiado meter tudo numa só temporada. E também é verdade que o 3º livro é imenso. Irrita-me o uso da nudez gratuita nas cenas de exposição. O objectivo é desenvolver enredo ou distrair as pessoas do mesmo? A história já é suficientemente apelativa para ter que recorrer a estratégia tão básica para atrair espectadores. Pensarão eles que o público é todo masculino? Gostei bastante dos livros e a série tem uma produção que há muito os fãs de fantasia pediam, ou seja, que não fosse infantil, e espero que a crescente popularidade da mesma não leve os produtores a enveredar por soluções mais fáceis na adaptação dos livros.

João Campos disse...

A primeira temporada foi mais fácil: o livro é mais contido e a narrativa está mais centrada num ponto de vista - o os vários Starks, com Ned à cabeça (pun intended). A partir daí, percebo que seja mais complicado - a história alarga-se demasiado. A divisão não me parece problemática; mesmo algumas edições paperback dividem A Storm of Swords em dois volumes, porque o livro é gigantesco. Já algumas mudanças em personagens irritam-me mais, sobretudo por serem desnecessárias e por terem um impacto visível na história (Robb, etc).

Quanto à nudez, de facto há momentos um bocado gratuitos. Mas parece que isso é imagem de marca da HBO (e talvez seja por isso que desistiram da adaptação de American Gods, do Gaiman...).