2 de novembro de 2013

Lois McMaster Bujold (1949 - )

Na ficção científica literária há dois autores que em quatro ocasiões foram agraciados com o Prémio Hugo na tão cobiçada categoria de "Best Novel". O primeiro foi Robert A. Heinlein, unanimenente considerado um dos "três grandes" do género. O segundo foi uma autora: Lois McMaster Bujold.

Com uma carreira diversificada e premiada tanto na fantasia como na ficção científica, Bujold viu um livro seu publicado pela primeira vez em 1986: The Warrior's Apprentice, com o qual deu a conhecer aos fãs de ficção científica a "Vorkosigan Saga". Publicado pela Baen após quatro rejeições, The Warrior's Apprentice não foi porém o primeiro livro que a autora escreveu neste universo ficcional de space opera. Shards of Honor e Ethan of Athos acabariam publicados no mesmo ano, graças ao acordo estabelecido com a editora. Ao longo desta série, que conta já com 16 romances publicados (o mais recente, Captain Vorpatril's Alliance, foi publicado no ano passado), tal como várias novelas e contos que exploram personagens como Miles Vorkosigan e Cordelia Naismith. O humor que permeia os seus romances tornou-se num dos seus traços mais distintivos, tal como a mistura de géneros que a leva a fazer incursões curiosas para romances e histórias de detectives. Dos cinco Prémios Hugo que Bujold venceu, quatro foram para esta série: Mountains of Mourning (1990) na categoria de "Best Novella", e The Vor Game (1991), Barrayar (1992) e Mirror Dance (1995) na categoria de "Best Novel".

O quarto Hugo para "Best Novel" distingiu Paladin of Souls (2003), segundo volume da trilogia de fantasia iniciada dois anos antes com The Curse of Chalion, e concluída dois anos mais tarde com The Hallowed Hunt. Desde então, e no que à fantasia diz respeito, desenvolveu a série Sharing Knife, que conta com quatro livros: Beguilement (2006), Legacy (2007), Passage (2008) e Horizon (2009).

Lois McMaster Bujold nasceu em Columbus, no Ohio (EUA) em 1949, e celebra hoje o seu 64º aniversário.

Sem comentários: