24 de agosto de 2013

Orson Scott Card (1951 - )

Em 1977, as páginas da revista Analog Science Fiction and Fact publicaram um conto que se viria a tornar numa das mais populares histórias de ficção científica dos últimos 30 anos. O conto, intitulado Ender's Game, fora escrito por um autor em ascensão de nome Orson Scott Card, que oito anos mais tarde o alargaria para um romance e venceria, de uma assentada, os dois prémios mais importantes da ficção científica: o Hugo e o Nébula. Um feito que repetiria no ano seguinte com a primeira sequela, Speaker For the Dead (tendo sido, até ao presente, o único autor a vencer ambos os prémios em dois anos consecutivos). 

No universo literário de Ender's Game, Orson Scott Card escreveu e publicou, desde 1985, quase duas dezenas de livros, seguindo tanto a história da criança-prodígio Andrew "Ender" Wiggin como de outras personagens. Este universo está prestes a conhecer a sua primeira transposição para o cinema: Ender's Game, a adaptação do romance homónimo realizada por Gavin Hood e com Asa Butterfield, Harrison Ford, Viola Davis, Ben Kingsley, Hailee Steinfeld e Abigail Breslin, tem estreia marcada para Novembro próximo. Este projecto tem estado envolto em controvérsia, não por causa do livro em si ou da obra de Orson Scott Card, mas devido às suas opiniões polémicas a propósito do casamento homossexual. 

Mas a sua carreira literária é mais vasta do que o universo de Ender, tendo publicado também noutros géneros do fantástico, como a história alternativa e a fantasia (The Tales of Alvin Maker), mas também noutros formatos. Assinou a novelização do filme The Abyss, de James Cameron, colaborou com a Marvel Comics em Ultimate Iron Man e, no início dos anos 90, chegou mesmo a escrever diálogos para videojogos como The Secret of Monkey Island e The Dig

Natural de Richland, no estado de Washington (EUA), Orson Scott Card celebra hoje o seu 62º aniversário. 

Sem comentários: