23 de agosto de 2013

Dos heróis e anti-heróis pós-modernos à "derrapagem estética" do pós-apocalipse

Ou como um simples texto sobre John Carpenter e Escape From New York pode suscitar reflexões muito interessantes sobre o cinema contemporâneo. Por Tiago Cavaco, no Voz do Deserto:
Os anti-heróis dos filmes de hoje são colagens de clichés politicamente correctos para descansarem uma cultura que rejeita o heroísmo por preguiça e não por princípio. Os protagonistas contemporâneos desfazem-se em angústias psicológicas não porque vivem trucidados por dilemas existenciais mas porque angustiarem precocemente a sua psique funciona como antídoto contra realmente passarem por algum dilema existencial.
Um caldo onde poderíamos facilmente encontrar as mais recentes iterações de Batman, Superman e muitos outros - onde o grimdark tomou conta da atmosfera e passa de forma um tanto ou quanto desencantada por densidade narrativa e de personagens. Mas voltemos ao artigo do Tiago Cavaco e a Escape From New York - um filme que merece ser revisto, sobretudo numa época em que distopias mais ou menos insípidas e pós-apocalipses diversos viraram moda:
Nesta colagem dispersa de louvores gostava apenas de acrescentar o génio saudavelmente demente de Carpenter. Em "Escape From New York" encontro-o em detalhes como o carro que transporta o big boss dos bandidos, o não menos irrepreensível Isaac Hayes, ser enfeitado por candeeiros de pingentes. Carpenter sabe que o pós-apocalíptico é um género produtivo porque permite não só imaginar um mundo que derivou eticamente. Ao derivar eticamente, o mundo deriva também esteticamente e essa derrapagem é libertadora porque permite imaginar os quadros mais surpreendentes a um nível puramente visual. A cena em que os mauzões alvejam o Presidente dos Estados Unidos por diversão tem mais graça e gravidade do que o realismo gore que hoje passa por arrojo gráfico.
Ide ler a crítica completa (intitulada "A faca de dois gumes"; o blogue não permite a ligação a artigos individuais), que vale muito a pena. 



Sem comentários: