23 de junho de 2013

Citação fantástica (72)

You cannot buy the revolution. You cannot make the revolution. You can only be the revolution. It is in your spirit, or it is nowhere.

Ursula K. Le Guin, The Dispossessed (1974)

6 comentários:

Luis F Silva disse...

A tradução da Maria Freire da Cruz para a Europa-América é um dos raros exemplos de excelência na FC publicada cá. Embora tenha também o texto original, continuo a regressar à tradução, que nos momentos essenciais (não ponho obviamente de parte a possibilidade de haver um erro ou dois) é fiel ao espírito e ao estilo da Le Guin e adapta-os convenientemente (e com a devida poesia) à língua portuguesa.

João Campos disse...

A edição recente da Presença pegou nessa tradução, ou fez uma nova? Seria interessante saber também isso.

A edição que tenho é da primeira vaga da SF Masterworks (Gollancz). Foi um dos primeiros livros de FC que comprei (e que li) em 2009, quando regressei à leitura regular após alguns anos de pausa. Ando para lá voltar há algum tempo...

Luis F Silva disse...

A Presença publicou a Left Hand of Darkness, não Os Despojados. Que já tinha saido na Argonauta, se não me equivoco. Os Despojados só tiveram a edição da PEA.

Unknown disse...

Li o "Disposessed" em Inglês, mas depois comecei a achar que devia ler mais em Português e comprei a trilogia original da Fundação (Argonauta gigante). Meu Deus, como eu me arrependi... Essa tradução é um desastre, dificultando a compreensão por quase todo o livro e alterando mesmo o sentido de vários parágrafos. Neste momento nem considero voltar a comprar traduções, tão má foi a experiência.

João Campos disse...

Luís, tens razão. Foi confusão minha (já que a Presença publicou o ciclo de "Earthsea" e dois de FC, "The Left Hand of Darkness" e "The Lathe of Heaven")

João Campos disse...

Nuno Vargas, a minha introdução à FC passou por um momento semelhante - que ajudou a afastar-me definitivamente das traduções.