13 de março de 2013

Defiance e o western na ficção científica

No io9, Meredith Woerner publicou a primeira review à próxima série de ficção científica do SyFy Channel, Defiance, com base nos três primeiros episódios (aos quais terá tido acesso). Tenho aqui falado da série, sobretudo devido ao massively multiplayer online shooter ligado à série que está neste momento em fase Alfa de testes e que será colocado à venda em Abril. E a crítica de Woerner é bastante interessante, sobretudo nas questões que suscita sobre como se desenvolverá uma série no território da western science fiction mais de uma década após a genial e malograda Firefly

Sendo curta - uma temporada incompleta -, a série de Joss Whedon perdurou na memória dos fãs e no imaginário do género quase como a definição de "ficção científica encontra o Oeste selvagem", projectando uma grande sombra sobre qualquer potencial mash-up de dois géneros simultaneamente tão distintos e tão semelhantes. Haverá outra, muito diferente na premissa e no tom mas em nada inferior na execução: Cowboy Bebop. É certo que Defiance terá certamente elementos comuns a estas séries icónicas, mas se o jogo (em cuja fase de testes tenho participado com regularidade, e no qual vários actores aparecem) servir de indicação para a atmosfera geral da série, então diria que a premissa deverá ser suficientemente diferente para as semelhanças não caírem no domínio da cópia descarada - como disse antes, mais do que Firefly, o ambiente do jogo faz-me mais pensar num híbrido de Starship Troopers com Mad Max.

De qualquer forma, o objectivo deste artigo - para além de chamar a atenção para a crítica a Defiance, série que aguardo com alguma expectativa - é mencionar um outro artigo, de Chris Gerwel, no blogue da Amazing Stories: Crossroads: Riding into Space - Westerns and Speculative Fiction. Este foi o primeiro de vários artigos sobre o tema que Gerwel publicará ao longo das próximas semanas, e merece uma leitura pelo paralelismo entre ambos os géneros, tanto de um ponto de vista temático e de imaginário como de um ponto de vista comercial. E é nesta perspectiva que o autor suscita a questão mais pertinente, e que destaco de seguida:
The commercial path of the western genre saw film and television eclipse the printed form, and ultimately lead to an over-saturation in the marketplace which damaged sales of western genre novels. Today, the western section in our local bookstores are either tiny or nonexistent. Yet a hundred years ago, the western was the largest genre in print. 
As we look at our multimedia landscape today, we find it saturated with speculative fiction. Whether we’re talking about films, video games, or television, our media consumption is saturated with speculative themes and devices. Will this one day lead to the type of over-saturation that preceded the western’s decline? Or is speculative fiction protected against this by its thematic breadth? 
I don’t know if we’ll find an answer in the coming weeks, but I’m looking forward to exploring it with you. Next week, we’ll be diving into that core of the western genre: the western hero. ‘Til then, what are your favorite westerns and how do they relate to your favorite SFnal stories?
Dado que este blogue é dedicado à ficção científica (especulativa, se preferirem) e que tenho um interesse muito especial pelos westerns , este será um tema ao qual voltarei ao longo das próximas semanas, acompanhando as questões suscitadas por Chris Gerwel.

Fonte: Amazing Stories Blog


* Uma curiosidade: a primeira edição do Fórum Fantástico a que assisti foi à de de 2008. Naquela altura ainda não conhecia Firefly, Serenity ou Cowboy Bebop, pelo que a sessão sobre os elementos e as influências western em Firefly e Serenity não me chamou a atenção no programa - e revelou-se, no auditório, num tremendo festival do bocejo. Olhando para trás à distância, não deixa de ser uma pena - o tema era fascinante, e seria mais do que suficiente para várias sessões interessantes. 

Sem comentários: