19 de fevereiro de 2013

Seminário "Tolkien: Construtor de Mundos" voltará em 2014

Antes de falar com detalhe sobre o seminário "Tolkien: Construtor de Mundos", que teve hoje lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, aqui fica a notícia: esta foi a primeira edição do seminário, que irá regressar no próximo ano, e se possível na mesma data. Quem o disse foi o professor José Varandas, da FCUL, um dos organizadores do seminário por parte do Centro de História da Universidade de Lisboa. A este entusiasmo por repetir esta iniciativa decerto não terão sido alheios dois aspectos muito importantes: a qualidade das várias sessões, que oscilou entre o bom e o excelente; e a afluência de alunos, professores e curiosos (como eu). A verdade é que em plena Terça-feira o auditório 3 da Faculdade de Letras esteve cheio da primeira à última sessão (e por "cheio" leia-se "com pessoas sentadas nas escadas por já não haver lugares disponíveis na plateia). Para o ano há mais. 

(Quanto ao seminário propriamente dito, estou a preparar um artigo mais alargado)

3 comentários:

ruisdb disse...

Também estive lá, vindo do Porto. De manhã tive que me sentar nas escadas.
Gostei. Parabéns à organização. Sala cheia (pequena e demasiado quente). Comunicações interessantes. Nada de revolucionário mas interessante qb.
Problema por resolver (aqui e em outros lados): a participação dos espectadores; as perguntas depois das conferencias tendem ao fraquinho e ao irrelevante.

João Campos disse...

Isso não foi um problema daquele seminário, mas de todos os seminários, colóquios e eventos similares em Portugal. Quanto a isso julgo que não há muito a fazer: os nossos oradores, por bons que sejam, descuidam-se sempre com o tempo, e os nossos moderadores, por simpáticos que sejam, nunca conseguem controlar bem nem o tempo da exposição nem o tempo das perguntas.

E diga-se de passagem que algumas das intervenções do público ontem foram tudo menos inteligentes.

ruisdb disse...

Bem observado.