13 de fevereiro de 2013

A arte da guerra na ficção científica (1): a Batalha de Hoth

Na Wired, um artigo muito interessante de Spencer Ackerman sobre Star Wars e a "Batalha de Hoth" (do filme The Empire Strikes Back), que considera ter sido um "fiasco militar espectacular". O artigo é longo e explica em detalhe - com a ajuda de diagramas e tudo - a disposição das forças envolvidas no conflito, as tácticas utilizadas, os erros cometidos tanto pelos Rebeldes como pela Frota Imperial e a derrota infligida às forças de Darth Vader, apesar de estas terem uma tremenda superioridade qualitativa e quantitativa. É claro que qualquer pessoa um pouco familiarizada com o universo de Star Wars - mesmo que só tenha visto a trilogia original - sabe que o Exército Imperial pode ser competente em muita coisa menos em combater - para além da infantaria com pior pontaria de toda a galáxia (os célebres Stormtroopers*), as suas armas mais poderosas costumam ter vulnerabilidades passíveis de serem aproveitadas de forma relativamente simples. 

De qualquer forma, o artigo é interessante por vários motivos: pela análise estratégica que faz da batalha propriamente dita e das forças envolvidas, e para entender que imaginar e (d)escrever uma batalha, seja num guião ou nas páginas de um livro, é uma tarefa algo complexa - a menos, claro, que o objectivo seja fazer um disparate capaz de estoirar uma Death Star

* Diga-se de passagem que a célebre pontaria de Stormtrooper não se aplica apenas aos soldados Imperiais de Star Wars, mas a praticamente todos os vilões de filmes de acção, que nem com armas capazes de disparar em rajada e munições ilimitadas conseguem abater os protagonistas. 

Fontes: The Verge / Wired

2 comentários:

Barreiros disse...

Enquanto a "bala mágica" dá voltas e reviravoltas para matar o J F Kennedy, as balas e os raios da morte das forças Imperiais "desviam-se" dos corpinhos bem feitos dos nossos heróis. Se acertarem em alguém, é nos pretos e nos sidekickes que têm um agonizar lacrimoso nos braços dos nossos amigos...aah...não se esqueçam das meninas más que de repente resolvem sacrificar-se pelos bons da fita. Não são as namoradas ingénuas que morrem. São as crueis sedutoras arrependidas. Lembram-se da Madonna a morrer nos braços do Dick Tracy?

João Campos disse...

Essa dos "pretos e dos sidekicks" fez-me lembrar The Walking Dead (a série televisiva)... Mas a "pontaria de Stormtrooper" é já um clássico - não só do Star Wars mas de todo o cinema de acção. Já a pontaria dos protagonistas é sempre formidável. Alguém tem de desconstruir este cliché um dia destes.