17 de janeiro de 2013

Cinema fantástico: as estreias de 2013 (15) - The Hobbit: The Desolation of Smaug

A primeira parte da trilogia The Hobbit, An Unexpected Journey, deu uma ideia muito concreta sobre o rumo que Peter Jackson está a dar a esta adaptação do livro de J. R. R. Tolkien. A introdução de Azog com um vilão com uma agenda própria indica alguns acontecimentos diferentes durante a Batalha dos Cinco Exércitos, e a apresentação de Sauron leva a crer que este poderá, de alguma forma, interferir no desfecho daquele conflito. Mas esse estará, para todos os efeitos, guardado para o último filme, There and Back Again; entretanto, ainda há o segundo filme, The Desolation of Smaug, que [spoilers] introduzirá Beorn (uma das minhas personagens preferidas no imaginário de Tolkien), levará Bilbo e a companhia de Thorin para Mirkwood - onde conhecerão as aranhas gigantes, os Elfos da Floresta e... barris. Muitos barris. Este filme chegará certamente à Cidade do Lago e à vasta "desolação de Smaug" em redor de Erebor - onde um Bilbo invisível encontrará o tesouro dos Anões e Smaug.

Resta saber se será neste segundo filme que terá lugar o confronto com Smaug, e como evoluirão as narrativas de Azog e do Necromante de Dol Guldur. Essas perguntas terão resposta no final de 2013, quando estrear The Desolation of Smaug. Ainda não há um trailer disponível, pelo que aqui fica uma imagem do extraordinário Martin Freeman no papel de Bilbo Baggins. 


6 comentários:

André Pereira disse...

O dragão será apresentado no segundo filme - daí a desolação. Mas espera-se que o conflito final seja no terceiro filme, dando início depois à grande e gloriosa batalha que estou tão desejoso de ver :D

Loot disse...

Tu viste o primeiro em 48 fps? Vi-o ontem e apesar do preço fiz questão de ver nesta versão. Beneficiou em muito o 3D, qual avatar qual quê.

E gostei bastante do filme, anda aí nas más línguas, mas divertiu-me imenso.

João Campos disse...

Loot, sim, vi em 48fps. E adorei nessa versão - a imagem ficou formidável. Estou ainda à espera da proverbial diarreia que a coisa causaria.

E sim, também gostei imenso do filme, ainda que não o considere isento de algumas falhas (e apesar de achar que o Jackson devia ter arriscado mais).

João Campos disse...

André, se bem me lembro, a região à volta de Erebor ficou mesmo conhecida como "desolation of Smaug" após a chegada do dragão e a devastação que ele causou. Que a Batalha dos Cinco Exércitos vai ter lugar no terceiro filme sei eu bem; pergunto-me é se o confronto de Lake Town (e de Bard) com o Smaug tem lugar neste segundo filme.

André Pereira disse...

Ainda não se sabe, mas diz-se que poderá ser no início do terceiro filme por uma questão de narrativa e marketing. Se o dragão morrer no segundo filme, as pessoas vão achar que o Hobbit acabou.
Se o matarem no início do terceiro filme, as pensam: pronto acabou, mas de repente começa a batalha e ficamos: oh shi-


P.S: enviei-te um e-mail, chegaste a ler?

João Campos disse...

Eu estava a pensar em algo do género, também. Acho que nem o Peter Jackson consegue encher três horas de filme só com a batalha (quer dizer, conseguir até consegue, mas a coisa ficaria... estranha).

Já respondi, obrigado pelo alerta.