2 de janeiro de 2013

2013: Uma (curta) resolução de leitura

No início de 2012 (antes de ter iniciado este blogue), defini como resolução de Ano Novo começar a ler a série Discworld, de Terry Pratchett. Chegado ao final do ano, reparo que li os oito primeiros livros da série - resolução cumprida num ano de muitas e estimulantes leituras, espero ao longo dos próximos anos conseguir ler os restantes 31 (se entretanto Pratchett não publicar mais nada nesta série, claro). De qualquer forma, não vale repetir objectivos. Para 2013, a resolução de leitura será dedicar-me mais à ficção curta. Sobretudo aos contos. E já tenho algum material para começar: Dangerous Visions, de Harlan Ellison, antologia clássica da New Wave da ficção científica; Beyond Lies the Wub, o primeiro volume dos cinco que compõem a colectânea de contos de Philip K. Dick; The Birthday of the World, da ficção científica de Ursula K. Le Guin  e, finalmente, Far Horizons, antologia de ficção científica editada por Robert Silverberg que inclui contos de alguns dos meus autores de ficção científica preferidos (Haldeman, Simmons, Pohl). Nada disto, naturalmente, será lido de uma assentada, e certamente me dará uma ajuda preciosa para as recensões das Sextas-feiras.

Entre as aquisições previstas para completar as leituras de 2012 incluem-se a recente antologia de ficção curta de Terry Pratchett, A Blink of the Screen: Collected Short Fiction, os restantes quatro volumes da colectânea de contos de Philip K. Dick (Second Variety, The Father Thing, Minority Report e We Can Remember It for You Wholesale), Legends, de Robert Silverberg (a versão completa), e The Wind's Twelve Quarters, de Ursula K. Le Guin (se lhe conseguir deitar as mãos, o que não é de todo fácil). E a ficção portuguesa não ficará esquecida: só entre as antologias recentes há muito que ler: Antologia de Ficção Científica do Fantasporto, Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa, Lisboa no Ano 2000 e Mensageiros das Estrelas são alguns dos títulos planeados. E tudo isto, claro, sem descurar as leituras habituais. 

4 comentários:

Rogério Ribeiro disse...

Lista impressionante! :)

Só porque falaste nisso, senti-me culpado por nunca ter lido a antologia do Ellison. Dei uma espreitadela e encomendei a edição da SF Masterworks (preguiça de ir meter o nariz nos alfarrabistas!). Aproveitei e também comprei o "Blue Remembered Earth", inicio de uma nova trilogia de FC, de tons africanos, do Alastair Reynolds.

Está visto que as leituras de 2013 prometem! ;)

Abraço,
Rogério

João Campos disse...

Eu arranjei em Novembro a edição da SF Masterworks, que está muito gira. Tem uma introdução do Adam Roberts.

Desta lista, o único que talvez não consiga arranjar é o "The Wind's Twelve Quarters", da Le Guin. Ando a ver se arranjo a edição de 1975, mas os poucos revendedores na Amazon UK que a têm disponível em segunda mão não enviam cá para Portugal.

Tenho de dar uma espreitadela ao Reynolds um dia destes, agora que me lembras.

Abraço
João

Rogério Ribeiro disse...

Espreitei na Alibris, e parece que a consegues dos states por uns 13 euros, incluindo os portes...

João Campos disse...

Essa não conheço - vou investigar!