15 de novembro de 2012

Starcraft 2: Heart of the Swarm com data de lançamento revelada

E, apesar de isso já não ser notícia, essa data será 12 de Março de 2013. 

É possível que o Starcraft original, juntamente com a formidável expansão Broodwar, tenha sido o jogo que mais prazer me deu jogar. Gostei da história (e de todo o enquadramento), uma interessante space opera com imensas homenagens a várias obras que, na literatura e no cinema, sempre me disseram muito (Starship Troopers e o universo de Alien, para não ir muito mais longe) e uma certa atmosfera tão antiquada como irresistível. E com personagens muito boas - se James "Jim" Raynor é o clássico herói atormentado, que dizer de Sarah Kerrigan, com o seu passado conturbado e a traição que a levou a tornar-se numa das mais memoráveis vilãs que os universo dos videojogos já conheceu? Ou Zeratul, um anti-herói particularmente bem construído, devastado pela culpa dos actos que cometeu em nome de um bem maior? Para não falar da jogabilidade, claro, e do excepcional - e, atrevo-me, do irrepetível - equilíbrio que a Blizzard Entertainment acabou por obter entre as raças Terran, Zerg e Protoss, numa mecânica de pedra-papel-tesoura perfeita. 

Escusado será dizer que aguardei ansiosamente por Starcraft 2: Wings of Liberty, a sequela que, doze anos mais tarde, prometia dar continuidade à história deixada em aberto no devastado Koprulu Sector. Foi uma manobra arriscada da Blizzard: ao invés de lançar um título com uma campanha distinta, com mais ou menos dez missões, para cada uma das raças, optou por criar três jogos, um para cada raça. O primeiro, Wings of Liberty, saiu em Julho de 2010, dedicado inteiramente aos Terran, a partir do ponto de vista de Jim Raynor e da sua facção rebelde. O segundo, Heart of the Swarm, dedicado aos Zerg, tinha lançamento previsto - e sabemos como são as previsões da Blizzard - para dezoito meses mais tarde. Por fim, Legacy of the Void, com a história a entrar no universo dos Protoss, seria lançado três anos após o lançamento do primeiro título. 

Serviu Starcraft 2 de pretexto para abandonar World of Warcraft, e no próprio dia de lançamento comecei a jogá-lo. Sei que o jogo não agradou a muita gente, mas a mim não me defraudou: diverti-me imenso com a campanha single player, com a criatividade de algumas missões ("Outbreak" e "The Belly of the Beast" destacam-se) e com algumas reviravoltas numa história que, mesmo não estando tão boa como a original (e tendo alguns momentos questionáveis), mantinha qualidade suficiente para entreter. O problema é que a continuação, Heart of the Swarm, não saiu dezoito meses depois - vai sair em Março próximo, quase três anos após o lançamento de Wings of Liberty. E nem vale a pena tentar adivinhar quando será enfim disponibilizado o último capítulo da série, Legacy of the Void, com os Protoss - que, por acaso, das três raças disponíveis são a minha preferida, tanto em termos de história como em termos de tecnologia.

Não que isto seja grave. Apesar de não jogar Starcraft 2: Wings of Liberty há muitos meses, é certo que irei concluir a campanha single-player uma vez mais no final do Inverno - e, apesar da demora, espero poder comprar Heart of the Swarm no dia do lançamento, e ver até onde irá a história de Sarah Kerrigan. Só lamento que tenha sido necessário esperar tanto tempo pela continuação desta saga, e que seja ainda necessário sabe-se lá quantos anos para poder finalmente jogar com os Protoss e ver a conclusão da história. Enfim. Em termos de single-player (que é o que me interessa, já que apenas jogo Starcraft 2 em modo multiplayer muito ocasionalmente, e com amigos), o pouco que já se sabe da campanha parece promissor. 

Entretanto, talvez seja boa ideia juntar Starcraft 2 aos livros de A Song of Ice and Fire numa estante especial: "séries a serem concluídas... um dia."

/rant

Fonte: Gamefront

Sem comentários: