10 de novembro de 2012

Neil Gaiman (1960 - )

Há algumas semanas foi publicada uma notícia curiosa no io9: na Worldcon de 1987, George R. R. Martin foi abordado por "um miúdo britânico, franzino e vestido de preto" que lhe propôs para a série Wild Cards uma personagem que vivia num mundo de sonhos. Martin não aceitou a ideia, e esse miúdo - chamado Neil Gaiman - viria, poucos anos mais tarde, a desenvolvê-la na DC com uma série de banda desenhada que se tornaria numa das mais aclamadas do género: Sandman

Desde então, Neil Gaiman tornou-se num dos mais relevantes e multifacetados autores do Fantástico, tendo escrito literatura juvenil e adulta (ambas em ficção curta e longa), banda desenhada, televisão e cinema. Na literatura, escreveu Good Omens (1990) com Terry Pratchett, Stardust (1999), American Gods (2001), Coraline (2002) e The Graveyard Book (2008), entre muitos outros. Na sua bibliografia incluem-se ainda várias antologias de contos. Venceu vários prémios Hugo (incluindo o de Best Dramatic Presentation, Short Form deste ano com o episódio The Doctor's Wife da série Doctor Who), Nébula e Locus, tendo ainda alcançado a Newberry Medal e a Carnegie Medal com The Graveyard Book, na única ocasião em que ambos os prémios foram atribuídos ao mesmo livro. 

Escreveu ainda Neverwhere (1996), com base na série homónima da BBC, e participou como argumentista em várias séries televisivas, como Neverwhere, Babylon 5 e Doctor Who. Adaptou o guião do filme Mononoke-hime para a versão inglesa, e escreveu, com Roger Avary, o argumento do filme Beowulf (2007). Algumas das suas obras, como Stardust e Coraline foram já adaptadas para o cinema, e há planos para a adaptação de The Graveyard Book e American Gods.

Neil Gaiman nasceu em Portchester, Hampshire, no Reino Unido, e celebra hoje 52 anos. 

Sem comentários: