29 de outubro de 2012

Designed for Danger: Nova campanha não oficial para Portal 2

Um dos aspectos mais interessantes dos videojogos, sobretudo no computador, é a possibilidade que alguns títulos dão aos jogadores de eles mesmos construírem os seus níveis e campanhas, para jogá-las e partilhá-las com outros jogadores de todo o mundo. Numa grande parte das vezes os resultados podem ser níveis básicos e pouco memoráveis; há, porém, ocasiões em que surgem jogadores com imenso talento - e paciência -, capazes de construir níveis e narrativas memoráveis. Recordo-me, por exemplo, das duas antigas campanhas não oficiais para o Starcraft: Broodwar da série (infelizmente inacabada) "The Antioch Chronicles", com missões cujo grau de elaboração, de dificuldade, de qualidade narrativa e de voice acting que nada deixava a desejar à campanha oficial do jogo, feita pela própria Blizzard Entertainment. Recentemente, algo similar aconteceu em Portal 2, com o lançamento na Steam Workshop da campanha não oficial Designed for Danger, criada por Patrick Murphy: oito níveis de grande qualidade, com o equilíbrio perfeito entre a originalidade e complexidade dos puzzles e o respectivo grau de dificuldade, e um engenhoso "encaixe" narrativo na história de Portal 2. Quem tiver saudades de GlaDOS, de Chell e de "pensar com portais", tem aqui um par de horas de diversão garantidas.



Sem comentários: