20 de setembro de 2012

George R.R. Martin (1948 - )

Hoje, é obrigatório falar de George R. R. Martin sempre que o tema é a fantasia épica contemporânea - ou não fosse a série A Song of Ice and Fire uma das suas mais populares referências, sobretudo após a (excelente) adaptação televisiva da HBO. Martin publicou o primeiro volume da série, A Game of Thrones, em 1996, e desde então o universo de Westeros conta já com cinco livros, três contos publicados em antologias diversas (mais um que sairá em breve), uma série televisiva de sucesso que já vai para a terceira temporada, e uma verdadeira legião de fãs em todo o mundo, capaz de esgotar sessões de autógrafos e de, segundo o autor, organizar as melhores festas da Worldcon. 

A carreira de George R. R. Martin, contudo, não se resume a Westeros. É o autor de livros como The Armageddon Rag, Dying of the Light, Fevre Dream, entre outros, para além de ser em simultâneo autor e editor da série Wild Cards. Tem inúmeros contos de fantasia, ficção científica e terror publicados. Editou já várias antologias, entre elas várias edições de New Voices in Science Fiction, The Songs of Dying Earth (de homenagem a Jack Vance) e Warriors, as duas últimas com Gardner Dozois. Como argumentista, escreveu vários episódios para a série de culto The Twilight Zone, assim como para Beauty and the Beast - para além, claro, de três episódios na série Game of Thrones

George R. R. Martin foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do mundo pela revista TIME em 2011, e já venceu vários prémios literários com a sua obra. Celebra hoje 64 anos. 

Sem comentários: