15 de março de 2012

Rosa Montero em entrevista

Não sei se é sinal, ainda que pequeno, de um maior receptividade do jornalismo cultural português para com a ficção científica, mas é interessante notar que o livro Lágrimas na Chuva (publicado em Portugal pela Editorial Presença), da jornalista e escritora espanhola Rosa Montero, tem sido falado na imprensa e recebido uma crítica no geral bastante positiva. Na última edição da revista Atual (nº2054, 10 de Março de 2012, página 29), do Expresso, a autora deu uma entrevista onde aborda o tema da ficção científica de forma muito interessante. Dois excertos:

Como se aventura na ficção científica?
Lágrimas na Chuva não é uma estreia. (...) Gosto de ficção científica como leitora e como escritora. Nos países latinos existe um preconceito absurdo contra a ficção científica. Apesar de nunca terem lido um livro do género, acreditam que trata de coisas muito estranhas e esotéricas. É um género maravilhoso e tem grandes obras literárias. E é também uma ferramenta metafórica para aprofundar a realidade.

Tem sofrido com o preconceito [da ficção científica]?
Menos do que pensava. Fiz este livro porque me apetecia fazê-lo. Sempre me senti muito livre. Sabia, antes mesmo de o escrever - por causa dos estudos de mercado -, que é o género menos apreciado em Espanha. Esperava que a crítica me recebesse mal, mas está a ser fenomenal. Também estou a ter uma resposta espantosa por parte dos leitores. Se servir para as pessoas perderem o preconceito e lerem escritores tão importantes como a Ursula K. Le Guin - que para mim é um dos maiores nomes da literatura do século XX -, ótimo.

A ler na íntegra, na edição impressa (ou online, se estiver disponível a assinantes).

[Nota: as passagens transcritas seguem o acordo ortográfico, adoptado pelo Expresso e todas as suas publicações. Em Andrómeda, escreve-se e escrever-se-à sempre no Português correcto, e não correto]

4 comentários:

Rita Santos disse...

E aconselhares um bom livro de ficção científica para iniciados? Ou scif fi para totós?

PS: As tuas "captchas" não querem nada comigo, vamos lá a ver se há terceira é de vez!

Rita Santos disse...

*À terceira... Grrrr

João Campos disse...

Estas captchas são tramadas :)

Quanto à sugestão de um livro de ficção científica para iniciados, a ver se escrevo isso (a recomendação, não o livro) neste fim-de-semana.

Rita Santos disse...

Boa :)
Alguns dos livros que mencionaste são das duas uma: ou muito volumosos, ou já bastante embrenhados no espírito sci fi. Para iniciados, acho que devia ser uma coisa mais light em termos de conteúdos e de volume antes de avançar para algo mais complicado.

Quanto às captchas agora parece que é uma língua nórdica qualquer.