12 de março de 2012

Diablo 3: PvP, data de lançamento e hype

Apesar dos rumores, a data de 17 de Abril para o lançamento do Diablo 3 - um dos jogos mais aguardados do ano - parece não passar disso mesmo: de um rumor. No entanto, as notícias de que à data de lançamento o jogo não vai incluir o sistema de Player versus Player (PvP) confirmam-se, como se pode ler neste post de Jay Wilson no blogue oficial do Diablo 3. O motivo? O sistema não está suficientemente refinado, e a Blizzard não quer fazer os fãs esperar mais tempo. O que não deixa de fazer sentido.

O mesmo post dá a entender que em breve a Blizzard confirmará a data de lançamento oficial do Diablo 3. Claro que, tratando-se da Blizzard, só mesmo no dia de lançamento é que poderemos ter a certeza de que de facto a data prevista foi a data oficial. 

Entretanto, e ainda no tema Diablo 3, parece que houve em finais de Fevereiro uma polémica interessante em redor das declarações do gestor de comunidades "Bashiok" acerca das expectativas face ao terceiro título da aclamada série da Blizzard: 


Com ou sem sarcasmo, o gestor de comunidades acerta aqui num ponto interessante: no enorme hype que envolve o lançamento dos grandes títulos de videojogos (e poderíamos dissertar também sobre séries, filmes e mesmo livros). Aconteceu há dias com Mass Effect 3, aconteceu há dois anos com Starcraft 2, vai acontecer com cada novo título de uma série de videojogos de sucesso - nos meses que antecedem o lançamento não se fala de outra coisa, e muitos são os jogadores esperam que o próximo seja "o" jogo definitivo, perfeito. O que normalmente resulta em expectativas frustradas e dissabores vários, não por culpa dos jogos em si - que, salvo excepções, continuam excelentes - mas por causa das enormes expectativas. Que, bem vistas as coisas, não fazem grande sentido. Passo a explicar:

Diablo 3 é uma sequela. Aquilo que espero do jogo é uma versão moderna do Diablo 2, com alguns melhoramentos, novas personagens, algumas mecânicas novas e a continuação da narrativa. Mas, na essência, aquilo que espero é mais do mesmo, apenas com uma qualidade superlativa. Não espero que Diablo 3 revolucione o género action role play/hack and slash, como, por exemplo, não esperei que Mass Effect 3 fosse radicalmente diferente dos dois anteriores títulos - apenas melhorado. A verdade é que uma vista de olhos rápida em alguns fóruns dá a ideia de que muita gente espera algo que Diablo 3 não só não vai ser, como, enquanto sequela, jamais poderia ser. 

Evidentemente, para a coisa ser revolucionária a Blizzard teria de fazer algo do género daquilo que fez na franchise Warcraft - abandonou a estratégia em tempo real para dar lugar ao massively multiplayer online role-play game. Ou seja, mudar radicalmente o formato de um jogo. A ideia de Diablo 3 não é de todo essa. 

Como muitas sequelas, Diablo 3 tem um problema: atrás de si tem um jogo brutalmente aclamado, com um núcleo de fãs grande e ruidoso. O que é um problema: muitos não esperam um jogo tão bom como o anterior, mas um jogo ainda melhor. Imagino que não seja fácil gerir isto. 

Enfim, o que importa é que o jogo esteja excelente quando sair, e que mantenha os elevados padrões de qualidade a que a Blizzard habituou os seus fãs. Se é melhor ou pior que o seu antecessor acaba por, a prazo, importar muito pouco. 

Sem comentários: