24 de fevereiro de 2012

Childhood's End

Há livros que lemos e dos quais gostamos muito. Bastantes, até. Que percebemos, antes mesmo de concluírmos a leitura, que são muito bons, extraordinários até, geniais. Que tornamos a ler com gosto, uma, duas, três vezes. Que recomendamos a todos os nossos amigos que leiam também. Mas há poucos livros que nos marquem verdadeiramente. Que nos atinjam em cheio. Que nos deixem sem palavras quando lemos as últimas linhas. Que nos deixem a pensar “que raio aconteceu?”, tal é o impacto que causaram. Que nos roubem todo o entusiasmo para deles falar, pois nem saberíamos ao certo por onde começar. Childhood's End, de Arthur C. Clarke, é um desses raros livros.

Childhood's End começa com o primeiro contacto alienígena com a civilização humana. E que contacto: justamente quando a civilização humana se prepara para a primeira expedição a Marte, naves enormes, do tamanho de cidades, entram na atmosfera terrestre e param a flutuar sobre as principais metrópoles do mundo (isto lembra algum filme da década de 90?). Os seus ocupantes, identificados apenas como “Overlords”, tomam a partir desse momento conta dos destinos da Terra. Por meios pacíficos: em momento algum existe qualquer acção violenta contra os nativos do planeta, nem sequer por retaliação. É com os Overlords que nasce a utopia: a sua chegada põe fim a todas as guerras (até à violência contra animais), dá origem a um Governo Mundial baseado na ONU, e abre as portas a uma época de prosperidade sem paralelo na história. Mas nunca se deixam ver; limitam-se a pairar durante anos, no interior das suas gigantescas naves, sobre as cidades da Terra; tratam de todos os assuntos de governação com o Secretário-geral das Nações Unidas, único ser humano a ter acesso a uma nave dos Overlords. Mas nem este sabe qual é o aspecto dos alienígenas. O que, ao longo da primeira parte da narrativa, vai suscitando algumas perguntas: da curiosidade sobre o seu aspecto até à razão que os trouxe de tão longe (supõe-se que venham de longe, mas ninguém sabe ao certo de que canto do Universo vieram os visitantes), e, para alguns, qual é o preço a pagar pela Utopia?

Esta será a última questão a ser respondida – e precisamente aquela que me fez ler a última parte do livro de uma assentada, à mesa de um café num final de tarde. Mais do que uma fértil imaginação ou um tremendo conhecimento científico, que se nota nos mais pequenos detalhes (convém não esquecer que foi Clarke quem concebeu a ideia de utilizar - no mundo real - satélites geoestacionários para comunicações, em 1945), Clarke é um contador de histórias nato, capaz de tecer toda a teia da narrativa de forma a manter o leitor interessado, até ao ponto em que simplesmente não se consegue parar de ler. Com Rendezvous With Rama, também foi assim. E também, já um pouco longe das leituras, com uma das mais icónicas obras cinematográficas de sempre, que tem também a sua imortal assinatura: 2001 – A Space Odyssey. Childhood's End não conta com qualquer adaptação cinematográfica, apesar de um guião estar perdido no “development hell” há largos anos. Esperemos que, quando (ou se) ver a luz do dia, faça jus à extraordinária obra de Arthur C. Clarke.


Sem comentários: