4 de abril de 2013

Dan Simmons (1948 - )

Foi em 1982 nas páginas da revista Twilight Zone Magazine que Dan Simmons viu publicado o seu primeiro conto, intitulado The River Styx Runs Upstream - quatro anos volvidos após a sua escrita, e após receber a atenção e a crítica de Harlan Ellison e Ed Bryant num workshop de escritores em 1981. A partir daí, publicou contos em várias revistas, como a Omni ou a Asimov's - mas cedo se notabilizaria no campo da ficção mais longa. O seu primeiro livro, The Song of Kali, foi publicado em 1985 e distinguido com o World Fantasy Award; Carrion Comfort, de 1989, valeu-lhe o Bram Stoker Award e o British Fantasy Award. 

Mas foi com Hyperion, de 1989, que se consagrou como autor, vencendo o prémio Hugo em 1990 e dando início a uma fascinante space opera literária que estenderia por três outros livros - The Fall of Hyperion (1990), Endymion (1996) e The Rise of Endymion (1997). No universo singular de Hyperion Cantos, escreveu também a novela Orphans of the Helix, publicada em 1999 na antologia Far Horizons, editada por Robert Silverberg.

Para além de escrever histórias nos vários géneros do Fantástico - e de as misturar com frequência nos seus livros, como se viu em Hyperion - Simmons dedica-se também a narrativas mainstream, à ficção histórica e a ficção hardboiled

Nascido em Peoria, Illinois (EUA) em 1948, Dan Simmons celebra hoje o seu 65º aniversário.


Sem comentários: