Os Hugo Awards serão naturalmente os prémios em destaque da Worldcon 2014, que terá lugar em Londres no próximo mês de Agosto; mas a LonCon 3 é também o palco escolhido pela Libertarian Futurist Society para a cerimónia de entrega dos Prometheus Awards, os prémios criados em 1979 por L. Neil Smith e atribuídos com regularidade anual a partir de 1982 à melhor ficção de carácter libertário publicada no ano anterior. A partir de 1983, os Prometheus Awards dividiram-se em duas categorias: a primeira, intitulada "Best Novel Award", continuou a distinguir os romances do ano transacto com a liberdade como tema; o segundo, de carácter retrospectivo, ganhou a designação de "Hall of Fame Award", e tem distinguido desde então algumas das melhores obras literárias de temáticas libertárias de anos anteriores.
Ambas as categorias já distinguiram em inúmeras ocasiões obras e autores de fantasia e ficção científica, de Robert A. Heinlein a Vernor Vinge, de George Orwell a Alfred Bester, de Poul Anderson a J. R. R. Tolkien (entre muitos outros). Os nomeados deste ano são:
Best Novel Award:
- Homeland, de Cory Doctorow (Tor)
- A Few Good Men, de Sarah Hoyt (Baen)
- Crux, de Ramez Naam (Angry Robot)
- Nexus, de Ramez Naam (Angry Robot)
- Brilliance, de Marcus Sakey (Thomas & Mercer)
Hall of Fame Award:
- Sam Hall, de Poul Anderson (1953)
- Falling Free, de Lois McMaster Bujold (1988)
- "Repent, Harlequin!" Said the Ticktockman, de Harlan Ellison (1965)
- Courtship Rite, de Donald M. Kingsbury (1982)
- As Easy as A.B.C., de Rudyard Kipling (1912)
Os Prometheus Awards 2014 incluirão ainda um prémio especial de carreira, o Lifetime Achievement Award, que será atribuído a Vernor Vinge.
Fontes: SF Signal / Libertarian Futurist Society
Sem comentários:
Enviar um comentário