A edição de 2014 da Worldcon, que decorrerá em Londres - é a terceira "LonCon" da história - assinala o 75º aniversário daquela que é a mais importante convenção mundial de ficção científica. A primeira edição do evento teve lugar em Nova Iorque, no ano de 1939, tendo decorrido anualmente após o fim da Segunda Guerra Mundial. Os Prémios Hugo foram atribuídos pela primeira vez em 1953, e ganharam periodicidade anual em 1955 - tornando-se desde então os mais relevantes prémios da ficção científica, independentemente da polémica que as suas shortlists cause ano após ano.
Com vista a assinalar o 75º aniversário da Worldcon, serão também entregues na edição deste ano os "Retro Hugos", que distinguem em várias categorias a ficção científica que marcou aquele longínquo ano de 1938. Aqui fica a shortlist, numa autêntica viagem no tempo (convenhamos: é fascinante encontrar Ray Bradbury, um dos colossos do género, a receber uma retro-nomeação como fan writer):
Best Novel:
- Carson of Venus, de Edgar Rice Burroughs (Argosy, 02/1938)
- Galactic Patrol, de E. E. Smith (Astounding Stories, 02/1938)
- The Legion of Time, de Jack Williamson (Astounding Science-Fiction, 07/1938)
- Out of the Silent Planet, de C. S. Lewis (The Bodley Head)
- The Sword in the Stone, de T. H. White (Collins)
- Anthem, de Ayn Rand (Cassell)
- A Matter of Form, de H. L. Gold (Astounding Science-Fiction, 12/1938)
- Sleepers of Mars, de John Wyndham (Tales of Wonder, 03/1938)
- The Time Trap, de Henry Kuttner (Marvel Science Stories, 11/1938)
- Who Goes There?, de John W. Campbell/Don A. Stuart (Astounding Science-Fiction, 08/1938)
- Dead Knowledge, de John W. Campbell/Don A. Stuart (Astounding Stories, 01/1938)
- Hollywood on the Moon, de Henry Kuttner (Thrilling Wonder Stories, 04/1938)
- Pigeons From Hell, de Robert E. Howard (Weird Tales, 05/1938)
- Rule 18, de Clifford D. Simak (Astounding Science-Fiction, 07/1938)
- Werewoman, de C. L. Moore (Leaves #2, Inverno de 1938)
- The Faithful, de Lester Del Rey (Astounding Science-Fiction, 04/1938)
- Helen O’Loy, de Lester Del Rey (Astounding Science-Fiction, 12/1938)
- Hollerbochen’s Dilemma, de Ray Bradbury (Imagination!, 01/1938)
- How We Went to Mars, de Arthur C. Clarke (Amateur Science Stories, 03/1938)
- Hyperpilosity, de L. Sprague de Camp (Astounding Science-Fiction, 04/1938)
- Around the World in 80 Days, de Jules Verne - com argumento e realização de Orson Welles (The Mercury Theater of the Air, CBS)
- A Christmas Carol, de Charles Dickens - com argumento e realização de Orson Welles (The Campbell Playhouse, CBS)
- Dracula, de Bram Stoker - com argumento de Orson Welles e John Houseman, e realização de Orson Welles (The Mercury Theater of the Air, CBS)
- R. U. R., de Karel Capek - produção de Jan Bussell (BBC)
- The War of the Worlds, de H. G. Wells - com argumento de Howard Koch e Anne Froelick, e realização de Orson Welles (The Mercury Theater of the Air, CBS)
- John W. Campbell
- Walter H. Gillings
- Ray Palmer
- Mort Weisinger
- Farnsworth Wright
- Margaret Brundage
- Virgil Finlay
- Frank R. Paul
- Alex Schomburg
- H. W. Wesso
- Fantascience Digest, com edição de Robert A. Madle
- Fantasy News, com edição de James V. Taurasi
- Imagination!, com edição de Forrest J Ackerman
- Novae Terrae, com edição de Maurice Hanson
- Tomorrow, com edição de Doug Mayer
- Forrest J Ackerman
- Ray Bradbury
- Arthur Wilson “Bob” Tucker
- Harry Warner Jr.
- Donald A. Wollheim
2 comentários:
há ali umas preciosidades: o conto helen 'o loy, o orson welles com best dramatic presentation pela guerra dos mundos, e essa coisa inenarrável que é o anthem...
Não li/vi nada da lista, apesar de alguns títulos me serem bastante familiares.
Mas na categoria de "Best Novella", não acredito que o "Anthem" ganhe - pela influência que teve, o prémio deve ir para "Who Goes There?".
Enviar um comentário