Há tempos, numa certa divagação nostálgica, publiquei aqui um artigo sobre Magic: the Gathering e os motivos que me levaram a começar a jogar este jogo de cartas coleccionáveis (e que me levaram a deixar de jogar, e a voltar a jogar novamente). Quando comecei a ver os meus amigos a jogar, aquilo que me atraiu quase de imediato no jogo foi a vertente artística das cartas. Como se sabe, cada carta tem uma ilustração alusiva ao seu tema e aos seus efeitos (esqueçamos o caso conhecido da Force of Will). À época, M:tG contava com um conjunto particularmente talentoso de ilustradores a dar vida às cartas - como Todd Lockwood, John Avon, Donato Giancola, Matthew Wilson, Mark Zug, Rebecca Guay, rk post, e mais alguns que escapam neste momento à minha memória. Destes, John Avon e Todd Lockwood eram (e são) sem dúvida os meus preferidos; pelo que foi uma agradável supresa encontrar na Clarkesworld de Dezembro uma entrevista de Nayad Monroe com Lockwood sobre a sua carreira como ilustrador, e sobre a sua recente actividade na escrita. Um excerto:
Clarkesworld: How does writing compare to painting?
Todd Lockwood: Either one of those things is a lifelong process. There are rules to writing, or painting. It’s not the same for everybody. Nancy Kress can’t work from an outline or she loses interest, whereas I have to work from an outline, because that’s the way I work.
That’s the way I paint: start with thumbnails, and then you work towards the details. An outline is kind of the same thing in terms of structure. The structure is narrative, narrative rules both illustration and writing. If you’re building a house, you don’t build the walls and then try to put a foundation under them.
I think writing is much lonelier than painting. You spend a lot of time sitting alone, and feedback is not immediate. You can turn a painting around and ask “What do you think?” and somebody can say, “I like it,” or “It’s too red,” or whatever. To get feedback on a chapter, somebody has to take time out of their day to read it and then get back to you. A picture may be worth a thousand words, but you receive them all at once.
A imagem de Todd Lockwood que acompanha este artigo é a ilustração da carta Blinding Angel, publicada na expansão Nemesis (2000)
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