21 de junho de 2014

Andrzej Sapkowski (1948 - )

É bem possível que, quando em 1986 submeteu um conto escrito por impulso a um concurso de ficção curta da revista polaca de fantasia e ficção científica Fantastyka, Andrzej Sapkowski estivesse longe de imaginar que estava a dar início a um universo ficcional que se viria a tornar num fenómeno da fantasia literária do Leste europeu, e mais tarde em todo o mundo. O conto, intitulado Wiedźmin - em inglês, The Witcher -, foi publicado na revista, tendo alcançado o terceiro lugar no concurso - mas o sucesso entre a crítica e o público foi quase imediato. The Witcher centra-se em Geralt - um caçador-guerreiro mutante de uma ordem antiga, cujos membros, são conhecidos como witchers, especializada em caçar e eliminar criaturas naturais e sobrenaturais, e todo o tipo de monstro (mesmo o tipo humano, quando tal se revela necessário) - e Sapkowski continuou a escrever contos com este protagonista, num universo ficcional de dark fantasy de inspiração centro-europeia marcado pela sua amoralidade, pelo seu humor negro, e pela forma inteligente como desconstrói convenções narrativas da fantasia épica e dos contos de fadas.

Desde então, este universo ficcional já foi expandido em vários contos (compilados quase todos em duas antologias cujos títulos em inglês são Sword of Destiny e The Last Witch, de 1992 e 1993 respectivamente) e em seis romances: Blood of the Elves (1994), Time of Contempt (1995), Baptism of Fire (1996), The Swallow's Tower (1997), Lady of the Lake (1999) e Season of Storms (2013), sendo este uma prequela ao primeiro romance. A popularidade da saga foi suficiente para garantir várias adaptações - primeiro para uma série televisiva e um filme pouco memoráveis, e mais tarde, pela mão dos estúdios da CD Projekt Red (também polacos), para um videojogo role-play de culto que se tornou num fenómeno mundial, e que já vai para o terceiro título (e poucos jogos de 2015 são aguardados com tanta expectativa como The Witcher 3: Wild Hunt).

Formado em Economia e Gestão e com uma bibliografia que abrange ainda o romance histórico, Andrzej Sapkowski nasceu a 21 de Junho de 1948 em Łódź, na Polónia, e celebra hoje o seu 66 aniversário.

4 comentários:

Luis F Silva disse...

Olá. O ano de nascimento é 1948. Já me estava a sentir velho :)

João Campos disse...

Já está corrigido (obrigado). Pergunto-me onde raio fui eu buscar o 66.

André Pereira disse...

Parabéns a este senhor que tem quase quase o meu nome :P
Adoro a saga The Witcher, desde os jogos aos livros que tenho lido - li o The Last Wish traduzido em português e até que nem foi uma má experiência.

João Campos disse...

Tenho o "The Last Wish" em inglês (na altura em que o comprei nem imaginava que já estava traduzido - não que a minha opção de compra fosse mudar, mas não deixa de ser bom saber que alguém cá reparou nele). O conto do bardo e do génio foi provavelmente o texto de fantasia não-"Discworld" que mais me fez rir.